FACULDADE DEPOIS DOS 30 – NUNCA É TARDE PARA IR MAIS LONGE

Ao contrário do que pode ser habitual, entrar na faculdade não é exclusividade de quem acabou de se formar no ensino médio. No mercado profissional constantemente surgem novas ocupações e desafios e, vai mais longe quem corre atrás de adquirir cada vez mais competências e habilidades. Nesse contexto, uma forma de não ficar para trás é investir em um curso superior, seja ele o primeiro ou não.

 

Entre 2011 e 2013, de acordo com o Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) o número de alunos com mais de 40 anos nas instituições de ensino superior aumentou 27,7%. Nesse perfil encaixam-se pessoas na segunda ou terceira graduação, os que já começaram vários cursos e não terminaram e os que nunca estiveram em uma universidade.

 

A seguir apresentaremos algumas vantagens para quem decidi cursar uma faculdade depois dos 30 anos.

 

Buscar Conhecimento

A ideia de que vivemos a “sociedade do conhecimento” faz com que muitas pessoas voltem a estudar, fazendo cursos para complementar a formação inicial ou buscando uma nova área de profissionalização. Aprender nunca é demais e vai mais longe na carreira quem se dedica a saber mais.

 

Melhorar a Empregabilidade

Um diploma de nível superior pode aumentar substancialmente a empregabilidade e o salário de um profissional, trazendo novas oportunidades e até mesmo a tão desejada estabilidade financeira. Investir em uma graduação é um dos principais passos para conquistar o sucesso profissional.

 

De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC) referentes à década passada, um em cada três universitários brasileiros tem mais de 30 anos. E o crescimento de matrículas de alunos com mais de 50 anos foi de 182%, bem maior que os 72% registrados para a faixa etária de quem tem menos de 50 anos.

 

Realizar Sonhos do Passado

Há ainda quem decida fazer uma faculdade depois dos 30 anos para realizar um sonho que ficou guardado, significando até mesmo uma segunda graduação que deveria ter sido a primeira opção.

 

Aumentar as Chances de Continuar no Mercado

É importante estar qualificado e buscar cada vez mais por novas atualizações para continuar no mercado de trabalho e não ser atropelado pelos concorrentes mais jovens.

 

Dos cerca de 7,1 milhões de universitários brasileiros, mais de 641 mil têm entre 40 e 59 anos. A maioria desses estudantes mais maduros – 505 mil, aproximadamente – está matriculada em faculdades privadas.

 

Você deve estar se perguntando se é capaz de fazer um vestibular depois de ter terminado o ensino médio há tanto tempo, não é mesmo? Essa é uma preocupação comum a todos que estão tentando começar um curso superior depois dos 30. Mas não desanime! Trace um plano de estudos, dedique-se e arrase nas provas!

 

E se você tem mais de 30 anos e se interessou pelo assunto, que tal conhecer nossos cursos e começar a pensar em fazer uma faculdade? Acesse nosso portal e inscreva-se no nosso vestibular gratuito, com bolsas de até 90%!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *