9 benefícios que um curso superior traz para sua carreira

Já não é novidade que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. A disputa por vagas é muito acirrada e as empresas estão cada vez mais exigentes na hora de selecionar os novos profissionais para sua equipe.

Para ingressar no mercado e construir uma carreira de sucesso é essencial ter um diferencial competitivo. E é aqui que um curso superior se enquadra, sendo ainda uma das melhores maneiras de se capacitar e garantir esse tal diferencial competitivo no mercado.

Mas essa não é a única vantagem por trás de um diploma. Nesse post vamos te mostrar que a conquista e os passos para alcançar esse documento acadêmico podem ser muito mais importante do que você imagina.

Conhecimento

A rotina de uma graduação exige esforço e muito estudo. No decorrer do curso você irá acompanhar diversas aulas, estudar muito em casa, realizar provas que testarão os conhecimentos adquiridos, fazer trabalhos e conviver no meio acadêmico com professores altamente capacitados. Na graduação o aluno tem de ler muito, desenvolver projetos acadêmicos e apresentar suas próprias conclusões e pesquisas, assim, além de absorver conteúdo, ele se torna capaz de gerar conhecimento, adquirindo uma vasta bagagem intelectual.

Maturidade

A faculdade traz para o aluno muito mais do que o conhecimento. O dia a dia em uma universidade proporciona também um amadurecimento e um crescimento pessoal muito valiosos. É nesse momento que aprendemos de fato a lidar com prazos, convivência com pessoas diferentes, novas responsabilidades e obrigações. Esses são aprendizados para se levar por toda vida, e que fazem parte também do desenvolvimento profissional.

Certeza sobre a profissão

É durante a graduação que você vai conhecer sobra a área que resolveu seguir. Ver se ela tem mesmo a ver com você e se você realmente gosta dessa profissão. Você descobrirá as carreiras que poderá seguir dentro daquela área, vai conhecendo cada detalhe da profissão, tem contato com profissionais do mercado e vai aprendendo sobre cada uma das funções que você irá exercer no futuro. É preciso aprender sobre determinadas coisas para termos certeza se realmente gostamos daquilo. Nesse sentido, durante o curso, busque conhecer a fundo a área escolhida logo nos primeiros períodos, assim, você seguirá mais confiante para seguir em frente nessa profissão.

Contatos profissionais

A faculdade abre muitas portas no mercado profissional e é lá que você conhecerá pessoas que podem te dar aquela forcinha na hora de conseguir um estágio ou emprego. No curso, você terá contato com professores atuantes na área e poderá contar também com a indicação dos colegas de classe já inseridos no mercado. Os contatos adquiridos na faculdade servem também para fazer negócios no futuro, visto que todos atuam na mesma área, possuindo os mesmos interesses.

Imagem relacionada

Melhores salários

De acordo com o estudo “Um Olhar sobre a Educação”, realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), no Brasil, a disparidade de renda entre os que completam o ensino superior e quem não cursou uma faculdade chega a 140%. Na prática, enquanto um trabalhador que fez faculdade ganha R$ 2.400, quem só completou o ensino médio fica com uma renda de R$ 1.000. O motivo disso é que com um diploma superior você será visto pelas empresas com outros olhos, sendo considerado mais apto para ocupar cargos mais altos, por ter mais conhecimento e habilidades adquiridas no curso.

Reconhecimento

Possuir o diploma de uma boa universidade traz o reconhecimento dentro do mercado de trabalho. O diploma universitário não é a garantia do sucesso profissional, mas tê-lo em mãos pode dizer muito sobre você: alguém que arcou com as responsabilidades de um curso e conseguiu concluir um novo ciclo de aprendizado, alguém que se mostra preparado para atuar no mercado de trabalho, com amplo conhecimento e excelentes habilidades.

Segurança no emprego

De acordo com um levantamento realizado pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), duas a cada três pessoas com diploma superior estão empregadas. Em tempos de crise os mais preparados são escolhidos para permanecer nos empregos. E, além disso, o mercado tende a valorizar cada vez mais os profissionais que demonstram investir na sua qualificação profissional e se diferenciar dos concorrentes diretos.

Oportunidades em concursos

Tudo bem que existem concursos de nível médio, mas sabemos que as oportunidades de nível superior costumam ser bem melhores. Com mais vagas e salários mais vantajosos, os concursos para quem já é formado também oferecem cargos com mais benefícios.

Possibilidade de continuidade dos estudos

Ter uma graduação é um caminho para se capacitar ainda mais por meio de especializações e de pós-graduações, como mestrado e doutorado. E se a cada formação o profissional se torna mais valorizado, por que não dar continuidade aos estudos, não é mesmo?

O diploma universitário tem se mostrado como um forte diferencial no currículo. Cada um dos benefícios citados nesse post são essenciais para destacar um profissional diante a atual competitividade do mercado. Especializar-se em uma área específica também é algo de extrema importância. Mas, de nada adiantar fazer vários cursos se você ainda não possuir o básico. Um diploma pode te ajudar não apenas a conseguir um trabalho, mas serve como base para toda a vida.

E aí, já escolheu qual será o curso da sua graduação? Acesse nosso site e conheça nossos cursos. Temos certeza que algum deles irá fazer parte da sua formação profissional!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *