Perfil Profissional

O Engenheiro de Produção é responsável por garantir a eficiência dos processos produtivos, além de manter baixos os custos de produção de uma empresa ou indústria. Essencial em empreendimentos de quase todos os setores, cabe a ele gerenciar os recursos humanos, financeiros e materiais de uma empresa a fim de elevar sua produtividade e rentabilidade.

Principais Atividades

Desenvolvimento Organizacional, Economia Empresarial, Engenharia do Trabalho, Produção Agroindustrial, Simulação de Processos, Logística e Distribuição de Produtos e ainda Planejamento e Controle, uma das principais áreas onde o profissional irá implantar e administrar processos de produção, da seleção de matérias-primas à saída do produto, estabelecer e fiscalizar padrões de qualidade, e ainda gerenciar operações logísticas, como armazenagem e distribuição.

Que tal clicar aqui e conhecer um pouco mais sobre o curso de Engenharia de Produção?

Áreas de Atuação

Indústria: atua principalmente no Planejamento e Controle da Produção, na Gestão da Qualidade, na Pesquisa e no Desenvolvimento de Novos Produtos, na Gestão dos Processos Produtivos, no Planejamento Financeiro, no Estudo de Viabilidades, na Logística Empresarial, etc.

Serviços: atua em consultorias empresariais, empresas de transportes e distribuição, empresas de prestação de serviços em geral, hotéis, bancos, etc.

Agroindustrial: é habilitado a participar das várias fases do processo produtivo primário, mas atua principalmente na área de Logística.

Comércio: por ter formação de caráter generalista e forte visão de negócios, é também atuante no setor comercial, no qual se destaca pelo Empreendedorismo.

Mercado Financeiro: neste setor agrega seus conhecimentos de Engenharia Econômica, Análise e Viabilidade de Projetos, Macro e Micro Economia.

Mercado de Trabalho

O Engenheiro de Produção tem um importante papel perante a crise econômica vivida nos últimos tempos. Cabe a ele inovar nos processos e ser cada vez mais eficiente nas estratégias para reduzir custos. Nesse sentido, as oportunidades de trabalho são constantes e o mercado se encontra bastante aquecido.

De acordo com o Guia do Estudante, no Sul e no Sudeste estão concentradas a grande maioria das vagas. O mercado nordestino conta com instalação de indústrias no Ceará e em Pernambuco. Já no Centro-Oeste e o interior paulista, as oportunidades vem com a agroindústria.

Média Salarial

A Engenharia de Produção está entre as profissões mais bem pagas do Brasil, com salários iniciais acima dos R$ 4.000,00. A média salarial nacional para esse profissional é de R$ 5.571,21.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *