Vai fazer o ENEM? Foque na Revisão e no descanso

Estudantes que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já estão em contagem regressiva. Faltando exatamente um mês para as provas, candidatos relatam a ansiedade da preparação e dúvidas do que fazer daqui para frente. O momento, segundo especialistas, é de avaliar a própria evolução ao longo da preparação e focar na revisão do conteúdo e exercícios.

É o que Cristiano Diniz, de 19 anos, garante fazer. Até o primeiro semestre, ele cursava engenharia elétrica no Cefet-MG, mas desistiu para tentar ingressar nas graduações de controladoria e finanças ou economia.

O primeiro passo foi se matricular num pré-vestibular na capital para manter uma rotina de estudos. “O conteúdo ainda está ‘fresco’ na minha cabeça, porque não tem tanto tempo que saí da escola e tive uma boa base. Aproveito para aprender algo novo e reforçar o que já sei, mas sem aumentar o ritmo e respeitando meus limites”.

Em 2018, o Enem será aplicado em 4 e 11 de novembro; exatos 583.025 mineiros irão fazer as provas.

Lazer

Cristiano afirma que a preparação é acompanhada de períodos de lazer e relaxamento. A medida, inclusive, é recomendada por especialistas.

A psicóloga Luciana Bastos diz não ser a hora de suspender os estudos. Porém, praticar esportes e sair com os amigos também ajudam na reta final. Mas nada de exageros ou trocar o “dia pela noite” perto do exame, porque há risco de o candidato não estar bem fisicamente.

“A dica é parar de verificar as matérias dois dias antes dos testes, pois a leitura pré-prova é confusa e não acrescenta nada ao conhecimento. Também é importante não deixar a ansiedade dominar”, orienta a profissional.

Para manter a calma e a disposição, Luciana Bastos enfatiza ser necessário lembrar que o aprendizado ao longo do ano já foi absorvido.

A tempo

Para os candidatos que pensam não ter mais tempo para a preparação, o professor Renato Ribeiro, que leciona matemática e física há 20 anos, garante que ainda dá para correr atrás. Manter o foco e se empenhar em revisões pontuais são essenciais.

Ele indica ao estudante recapitular o conteúdo mais cobrado nas provas. “Estudando do que é mais fácil para o mais difícil, pois é menos desgastante. Lembre-se que, no sistema de avaliação do Enem, é importante não errar questão boba”.

O docente desaconselha fazer novas anotações e se preocupar com livros didáticos e apostilas. O ideal é usar as anotações realizadas pelo aluno anteriormente, sem adicionar informações. “O que pode gerar desespero”, reforça Renato Ribeiro.

Gratuito

O Enem é o principal caminho para ingressar em uma universidade pública no país. Quem deixou para estudar na última hora e não tem como pagar um pré-vestibular, tem como uma boa opção a instituição DoarEduca, criada há dez anos.

A entidade oferece aulas gratuitas em comunidades nos bairros Céu Azul (Dandara), Santa Tereza (Vila Dias) e Serra, na capital, e no Morro Alto, em Vespasiano, na Grande BH.

Bruno Almeida, um dos idealizadores da iniciativa, afirma que hoje são cerca de 200 matriculados. Porém, as inscrições podem ser feitas até perto da data dos testes.

As aulas são ministradas diariamente, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h. Encontros especiais com assuntos da atualidade, prováveis temas da redação e simulados acontecem nos fins de semana.

A um mês do Enem, os alunos participam de simulados. “E treinam particularidades das provas”, completa Bruno Almeida.

Para orientar os candidatos sobre carreiras, o DoarEduca promove, em 20 de outubro, uma mostra livre de profissões no campus Pampulha da UFMG.

Quem quiser se cadastrar no cursinho precisa enviar e-mail para o doareduca@gmail.com.

Fonte: Jornal Hoje Em Dia

Conheça também a Ação Promove e Kennedy, que conta com um vestibular gratuito, oferecendo bolsas de até 90% para diversos cursos de graduação. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *