OS 10 MANDAMENTOS DO VESTIBULAR

Mais um semestre se aproxima e para muitos esse é o momento de tentar uma vaga nas instituições de ensino, através do vestibular. Mas fique tranqüilo! Para dar uma forcinha, listamos os 10 mandamentos do vestibular, desde a fase de estudos até o dia da prova!

 

1 – Seja disciplinado!

Horário de estudos, sono, alimentação, exercícios e lazer: não deixe passar nada! A sua disciplina é muito importante para manter a sua vida saudável e em ordem, fatores imprescindíveis para o seu sucesso.

2 – Treine com provas anteriores!

Fazer simulados para o vestibular é uma ótima pedida. Na internet é possível encontrar as provas anteriores e treinar à vontade. Assim, conhecendo o tipo de prova de cada instituição, você pode preparar seus estudos de forma mais focada e organizada.

3 – Invista em leitura!

Devore os livros obrigatórios, as revistas semanais, os artigos de jornais e até mesmo alguma publicação sobre um assunto que você gosta. A leitura ajuda a organizar as ideias, isso ajuda na redação do vestibular, fornece argumentos e reforça a gramática e a ortografia.

Resultado de imagem para vestibular gif

4 – Procure novas formas de conhecimento!

Internet é um campo vasto, cheio de novas informações a cada momento. Aproveite as novas mídias, como Twitter, Facebook e Youtube para buscar conhecimento. Documentários, séries, posts, comentários, grupos de estudos. Há muitos trabalhos interessantes, basta ter o filtro ligado para não ler qualquer coisa que encontrar na internet.

5 – Tente arejar a cabeça na véspera das provas!

Não adianta se desesperar e começar a folhear livros aleatoriamente o momento agora é de distrair-se com outras atividades. O nervosismo só atrapalha.

6 – Durma bem!

Não tente reduzir suas horas de sono ou torná-las inexistentes, acredite em mim o resultado dessa experiência não é muito positivo.

 

No dia da prova…

 

7 – Conheça as regras do vestibular!

Fique atento a detalhes como o material que deve ser levado, se você pode usar relógio durante a prova, qual o tempo de duração dela, o local onde você irá fazê-la e os conteúdos cobrados – eles variam. E o detalhe mais importante: não se esqueça de levar todos os documentos necessários no dia. Sem eles, você não pode fazer a prova.

8 – Chegue antes do fechamento dos portões!

Confira o horário de fechamento do portão (que nem sempre é o mesmo do início da prova) e se programe para chegar antes . Não se esqueça de que imprevistos podem acontecer, como trânsito ou problemas no transporte público.

Resultado de imagem para atrasado gif

9 – Resista às distrações!

Durante a prova, é normal que até o tom de amarelo das paredes pareça extremamente interessante. Quando você se depara com uma prova enorme, cheia de leituras, já bate o desânimo. Para evitar que as distrações te atrapalhem, você pode fazer pequenas pausas durante a prova, seja para tomar água, comer o lanche que você levou, ir ao banheiro ou, simplesmente, se acalmar. Assim fica mais fácil retomar o foco. Mas tome cuidado com o horário, ok!

10 – Não se desespere!

O seu maior inimigo no vestibular é o nervosismo. Ele pode atrapalhar muito. Durante a prova, tente se manter tranquilo, afinal, não dá para voltar atrás e estudar mais, não é? Se alguma questão estiver muito difícil, pule-a para tentar de novo depois. Começar pelas questões que achar mais fáceis pode te ajudar a relaxar e te dar mais confiança.

 

Viu só como o vestibular não é um bicho de sete cabeças? Continue acompanhando nosso blog, por lá você encontra muitas outras dicas interessantes!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *