O SEMESTRE COMEÇOU – VOCÊ ESTÁ PREPARADO CALOURO?

Começar os estudos no ensino superior pode ser um pouco complicado. Mas com nossas dicas você enfrentará todos os desafios de maneira muito mais fácil. Confira alguns conselhos, se prepare e comece com o pé direito!

 

Conheça a faculdade

Conhecer todos os espaços da instituição na qual está ingressando é muito importante. Faculdades costumam ser divididas em departamentos e salas de aula. Dê um passei durante os intervalos, assim você terá contato com as áreas relevantes para o seu curso e pode até conhecer outros lugares bastante interessantes.

Saiba se relacionar

Viva a vida acadêmica de maneira agradável. Aproveite as oportunidades de integração, atividades de recepção de calouros, reuniões de grupos de estudantes. Faça contatos e amizades. Os outros alunos te ajudarão quando você precisar e te darão memórias que vão durar pra sempre.

Fique atento aos prazos

Analise com cuidado o calendário letivo e se planeje para não perder nenhuma data. Seja organizado e esteja preparado para os períodos de avaliação. Além disso, não deixe de conferir minuciosamente a grade curricular do seu curso. Caso pinte alguma dúvida, não deixe de entrar em contato com a coordenação para esclarecer tudo.

Utilize o setor acadêmico

É nesse setor da instituição de ensino (que também pode ser chamado Central de Atendimento) que você encontrará soluções para os procedimentos burocráticos que envolvem um curso superior. A matrícula, o pedido de atestados, os documentos relacionados ao seu estágio, fatores ligados à mensalidade e a solicitação do diploma são alguns dos serviços realizados nesse local.

Conte com a coordenação

O coordenador é um profissional especializado responsável por toda a gestão de um curso superior. Ele atua juntamente com os alunos e é uma ótima fonte para orientação profissional e pedagógica. Esse especialista é a ponte de acesso entre a instituição e a sala de aula e estará totalmente inteirado sobre os professores, grade curricular e outros assuntos relacionados ao curso.

 

O início das aulas na faculdade pode ser um desafio bem grande. Com novas rotinas, várias disciplinas e atividades extras é comum que o calouro se sinta sobrecarregado. Planejamento e organização são essenciais para começar da melhor maneira e seguir com o curso sem maiores dificuldades. Fique calmo e siga nossas dicas para arrasar na faculdade. Boas aulas e boa sorte!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *