Ahhh! Odontologia, essa profissão maravilhosa!!!

*Por Prof. Dr. Lucas de Morais Barros

Lá se vão 33 anos desde a minha formatura… Mais 4 anos de graduação, são 37 anos vivendo nesse mundo fascinante e desafiador que é a Odontologia.

Quanta coisa mudou! De uma época que considero como o início de uma transformação para o momento atual que vivemos, cheio de tecnologias, novos materiais e novas áreas de atuação.

Época em que os materiais restauradores eram apenas o amálgama (obturação de prata), as próteses, quase todas continham algum tipo de metal e os implantes estavam engatinhando.

De lá pra cá, uma verdadeira revolução aconteceu!

Os implantes se consolidaram como alternativa para aquelas pessoas que perderam um, alguns ou todos os dentes. Os materiais restauradores ganharam as resinas fotopolimerizáveis que simulam perfeitamente a cor dos dentes, sendo possível fazer restaurações “invisíveis”. As próteses atuais são livres de metal, feitas com vários tipos de porcelanas, restabelecendo não apenas as funções mastigatória e fonética, mas devolvendo a estética com uma excelência primorosa!

E o que falar das áreas de atuação do cirurgião-dentista?

Naqueles tempos, o profissional podia basicamente escolher especializar-se em áreas tradicionais, como ortodontia (aparelhos), endodontia (tratamento de canal), periodontia (tratamento de gengiva), odontopediatria (atendimento em crianças) e cirurgia.

Atualmente, com o advento de novas técnicas e materiais, além do aumento vertiginoso da ciência, o profissional cirurgião-dentista pode escolher várias outras áreas para trabalhar: odontologia legal (perícias, identificação de ossadas etc), odontologia hospitalar (suporte aos pacientes internados), implantodontia (implantes), dentisteria (restaurações estéticas) e a menina dos olhos do momento: a harmonização orofacial. Isso sem falar na imaginologia, com a utilização não apenas de radiografias (que hoje são digitais), mas também exames de tomografias e ressonância magnética, que passaram a fazer parte do nosso dia-a-dia.

Clique aqui e venha conhecer nosso curso de Odontologia! Garanto que você também vai se apaixonar pela profissão!

Quando podíamos imaginar que o cirurgião-dentista iria atuar em correções de nariz, pé de galinha, rugas de expressão, bigode chinês, correção do queixo e da papada? Pois é, a área de nossa atuação envolve isso também, inclusive nos sendo segurado por lei, a fazer tais procedimentos.

Quando podíamos imaginar, que fazer uma prótese hoje (dependendo do tipo), ela fica pronta em apenas uma consulta, sem a necessidade de moldagens e tempo de espera!

Então a pergunta que sucede: o que vem pela frente? O tempo dirá…

Mas enquanto isso, abrace esse fantástico mundo da odontologia, afinal de contas, “a melhor curva do corpo humano, é a curva do sorriso”!

*Prof. Dr. Lucas de Morais Barros é Professor e Coordenador do Curso de Odontologia da Faculdade Promove.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *